Preencher Introdução e Escopo
O Plano de Projeto deve conter as informações iniciais do projeto: Introdução e Escopo.
Dentro do Escopo deve-se, entre outras coisas, fazer um planejamento de quantas iterações o projeto terá bem como quais
atividades estarão incluídas em cada uma delas.
Para primeira versão do plano, gerada quando ainda não existe o
documento de requisitos, o gerente deve planejar as iterações informando as necessidades (numeração e título) descritas
na seção “Descrição Alto-Nível dos Requisitos” do Documento de Solicitação de Serviço.
Nas revisões do plano de projeto, após confecção do Documento de
Requisitos, estas necessidades devem ser transformadas em Requisitos (features do RequisitePro), ou seja,
os requisitos listados no "plano de iteração" do Plano do Projeto devem ter a mesma identificação que consta na
ferramenta RequisitePro, por exemplo: "FEAT 01 - Cadastrar ...".
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Estimar Tamanho do Projeto
A definição do tamanho do projeto será considerada como sendo o tamanho do software.
Esse tamanho deve ser o valor definido no documento de Solicitação de Serviço que gerou o projeto, ou seja, o gerente
vai se basear na estimativa de tamanho gerada no processo de Solicitação de Serviço.
Caso o projeto seja planejado com mais de 1 iteração, o gerente de projeto deve dividir o tamanho do projeto entre as
iterações.
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Identificar as Atividades do Projeto
Identificar as atividades necessárias a execução do projeto detalhando as suas respectivas sub-tarefas.
Além das atividades definidas no processo também deve-se incluir como atividades a implementação dos requisitos
funcionais.
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Identificar as Prioridades e Dependências entre as Atividades
Deve analisar as atividades que são pré-requisitos das outras.
Deve-se também definir a ordem de execução das atividades para se atingir o objetivo. |
Estimar Esforço
A definição de esforço, deverá será baseada no tempo (horas) necessários para a execução de cada atividade
identificada.
Esse esforço deve ser o valor definido no documento de Solicitação de Serviço que gerou o projeto, ou seja, o
gerente vai se basear na estimativa de esforço gerada no processo de Solicitação de Serviço.
Caso o projeto seja planejado com mais de 1 iteração, além do esforço total do projeto deve-se calcular o esforço de
cada uma delas.
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Definir Cronograma
O crograma detalhado é feito somente para a iteração em execução de acordo com as regras a seguir:
a) Verificar com a chefia da DSI a disponibilidade dos recursos humanos alocados no projeto
b) Baseado na estimativa de tempo (horas) necessário para a execução de cada atividade e dependência entre elas,
deve-se definir a data de início e termino prevista para as mesmas.
c) Enquanto for utilizada a ferramenta GP-Web para gerenciamento de projetos será necessário gravar uma cópia do
Gráfico de Gantt correspondendo ao cronograma inicial do projeto.
d) Quando for concluída a identificação dos casos de uso eles devem ser lançados para desenvolvimento na
ferramenta de cronogramas. Devem ser identificados com o mesmo nome que o caso de uso recebeu na ferramenta
RequisitePro, ex: "UC01:Cadastrar...". O gerente deve solicitar ao analista que faça este lançamento na
ferramenta de cronogramas.
e) Para as demais iterações, caso existam, deve ser gerada uma atividade macro no final do cronograma da iteração
corrente, citando a data de início, término planejado e duração. Para identicar estas informações deve-se preencher as
planilhas de tamanho, esforço e custo da iteração. Isto permite uma visualização completa da duração de todo o
projeto.
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Definir Marcos
O objetivo dessa etapa é definir os eventos considerados significativos no âmbito do projeto. Esses eventos são denominados
os marcos do Projeto.
O Gerente de Projeto deve definir esses marcos tendo como base as atividades do cronograma do projeto.
Essa tarefa fornece mecanismos de acompanhamento do projeto a fim de tentar garantir sua conclusão conforme o planejado.
São nos marcos que o Gerente do Projeto verifica se a execução está em conformidade com o que foi planejado. Caso não
esteja, ele deve intervir para corrigir rumos ou refazer o planejamento. |
Estimar Custo
Esta estimativa será baseada no salário base de cada papel presente na equipe DSI.
O custo será o produto da quantidade de pessoas envolvidas em cada um dos papéis pela quantidade de horas estimadas de
cada deles vezes o respectivo salário base.
Esse custo deve ser o valor definido no documento de Solicitação de Serviço que gerou o projeto, ou seja, o
gerente vai se basear na estimativa de custo gerada no processo de Solicitação de Serviço.
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Definir Frequência de Monitoramento Formal
O objetivo desta etapa é definir qual será a frequência com que o monitoramento formal deverá ser executado pelo
Gerente de Projetos, lembrando que o acompanhamento da execução do projeto deve ser feita pelo Gerente independente
deste monitoramento formal.
Esta definição é feita no item "Frequência do Monitoramento Formal" do Plano de Projeto.
O monitoramento formal é feito com o auxílio do documento Checklist de Monitoramento.
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Definir o Plano de Comunicação
Esta tarefa tem por objetivo planejar as interações entre equipe técnica e fornecedores de requisitos ao longo do
projeto prevendo os momentos destas reuniões, quem são os envolvidos, frequências e propósito das mesmas.
O gerente deve monitorar as comunicações registrando as datas em que elas ocorrem no Plano de Comunicação.
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Definir os Recursos Humanos
O objetivo desta etapa é definir quantas pessoas são necessárias em cada papel e quem são elas dentro da equipe.
Para isso, deve-se consultar nos registros disponíveis da DSI, as pessoas com as competências necessárias para
desempenhar os papéis requeridos pelo projeto.
Para isto deve utilizar a consulta de competências disponível no SisDSI e guardar uma cópia do relatório gerado no
momento desta alocação no diretório do projeto no ReqPro.
Deve ser registrado: os papeis definidos para o projeto, bem como, o nome das pessoas designadas para ocupá-los e caso
demandem treinamento qual deve ser este.
Além disto deve-se registrar quem são os fornecedores de requisitos envolvidos.
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Definir Recursos Físicos
Devem ser identificados os recursos físicos necessários para execução e implantação do projeto.
Esses recursos podem abranger equipamentos, softwares, tecnologias e outros. |
Definir Gerenciamento de Dados
O objetivo dessa etapa é estabelecer quais artefatos serão produzidos durante o projeto, bem como, onde serão armazenados,
quem são os responsáveis por sua manutenção, quem deve ser avisado em caso de alteração, quando são gerados e em qual
formato.
Tais informações constam no item "Artefatos" do documento "Plano Geral" não sendo necessário redefinição no Plano de
Projeto. O que muda de um projeto para outro é apenas o diretório onde os artefatos estão armazenados, sendo um diretório
por projeto. |
Analisar Riscos
O objetivo desta atividade é analisar os riscos.
Essa análise de riscos é feita tendo como base na Planilha de Riscos comuns a todos os projetos. Novos riscos
podem ser inseridos nessa planilha caso sejam específicos do projeto em questão.
Para cada risco deve-se identificar seu impacto e probabilidade de ocorrência.
O impacto será classificado na seguinte escala: 1(baixo), 2(médio), 3(alto).
Impacto:
Baixo - o impacto do evento de risco é irrelevante para o projeto, tanto em termos de custo quanto de prazos, podendo ser
facilmente resolvido. Contando o estágio atual de imaturidade no processo será definido inicialmente que impacto baixo é
aquele que provoca alteração de menos de 20% no cronograma do projeto.
Médio - o impacto do evento de risco é relevante para o projeto e necessita de um gerenciamento mais preciso, sob pena de
prejudicar os seus resultados. Contando o estágio atual de imaturidade no processo será definido inicialmente que impacto
baixo é aquele que provoca alteração entre 21 a 40% no cronograma do projeto.
Alto - o impacto do evento de risco é extremamente elevando e, no caso de não existir uma interferência direta, imediata e
precisa da equipe do projeto, os resultados serão seriamente comprometidos. Contando o estágio atual de imaturidade no
processo será definido inicialmente que impacto baixo é aquele que provoca alteração acima de 40% no cronograma do projeto.
A probabilidade será classificada na seguinte escala: 1(baixa), 2( média), 3(alta).
Probabilidade:
Baixa - a probabilidade de ocorrência do risco pode ser considerada pequena ou impercepctivel (menor que 20%).
Média - existe uma probabilidade razoável de ocorrência do risco (entre 20 e 60%).
Alta - o risco é iminente (maior 60%).
Além da probabilidade e do impacto deve-se calcular a prioridade do risco.
A Prioridade é o produto do Impacto pela Probabilidade. Quanto maior o produto, maior a prioridade.
Quando houver mudança na prioridade de algum risco, a data de alteração deve ser registrada. |
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